Em 2019, as praias do Nordeste foram tomadas por cerca de cinco mil toneladas de óleo. O dano chegou a nove estados do Nordeste e dois do Sudeste – Rio de Janeiro e Espírito Santo. O desastre ambiental foi o mais extenso derramamento de óleo em oceanos tropicais de todos os tempos. Para discutir o assunto, um diálogo online vai reunir especialistas do Instituto de Ciências Marinhas da Universidade Federal do Ceará (LABOMAR), da Universidade Estadual do Ceará ( UECE), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Florida State University (FSU) e do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI).
UCEG é a sigla de União Cearense de Gamers. Criada em 2012 para fortalecer a cultura gamer no Ceará, a entidade vem trocando eventos e ações sociais por conteúdo online para manter a relevância durante a pandemia. Para reforçar esse foco, um site foi colocar no ar e uma nova identidade visual foi apresentada ao público. Para o presidente da UCEG, Izequiel Norões, as mudanças buscam uma aproximação maior com o público.
Lançado em 170 países - incluindo o Brasil - o Instagram Lite é uma versão mais leve do aplicativo da famosíssima rede social. Por mais leve, entenda que ele ocupa apenas 2MB no celular e consome bem menos dados móveis que o app tradicional.
"Iniciando seu comércio eletrônico", "Como vender nas redes sociais" e "Roteirização de entregas e vendas" são os cursos que o Senac Ceará vai oferecer durante o mês de maio, quando será realizada a segunda edição da Jornada de Negócios Digitais. A ideia da jornada é conduzir os profissionais autônomos e empresários a desenvolver seu negócio em meios digitais, por meio da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual, desde o início do processo de venda on-line até a entrega dos produtos.
Durante o mês de abril, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará realiza um ciclo de encontros com representantes dos movimentos, coletividades e entidades do campo do livro, da leitura, da literatura e bibliotecas. A ideia é estabelecer um canal de escuta sensível e acolher propostas e sugestões para implementação de ações no âmbito dos eixos de atuação e programas da Biblioteca.
Em um país que abriga mais de 300 povos indígenas e preserva 274 línguas vivas, mas onde apenas uma pequena parte das escolas consegue oferecer currículos alinhados às culturas originárias, surge uma resposta concreta às falhas históricas do sistema educacional brasileiro: as Escolas Vivas.