Universitária FM lança nova identidade visual e sonora em celebração aos 44 anos de história

A Universitária FM 107.9 deu início às comemorações pelos seus 44 anos com o lançamento de uma nova identidade visual e sonora. Referência em comunicação pública, educativa e cultural no Ceará, a emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) reafirma, com a novidade, seu compromisso histórico de educar e dialogar com a sociedade por meio da música e do jornalismo.

Inaugurada em 1981, a rádio nasceu como um espaço de difusão cultural e compartilhamento de saberes. Quatro décadas depois, mantém-se próxima da comunidade universitária e do público cearense, acompanhando as transformações no modo de produzir e consumir conteúdo.

“Este é um momento de celebração e continuidade. A nova identidade reflete uma Universitária em sintonia com o presente, que valoriza sua história sem deixar de olhar para o futuro”

Rosane Nunes, diretora da Universitária FM e docente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC)

O projeto de renovação foi construído de forma colaborativa, envolvendo servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes da emissora. A nova identidade visual foi desenvolvida pela Rastro Agência Jr., empresa júnior do curso de Publicidade e Propaganda da UFC, enquanto a identidade sonora ficou sob a responsabilidade do músico e produtor Caio Castelo, que assinou a composição, os arranjos e a direção musical.

As vozes do novo jingle são de Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock, com colaborações dos músicos Igor Ribeiro e Richell Martins, da Camerata de Cordas da UFC, e da jornalista Raquel Dantas, voz da rádio há quatro anos.

A nova identidade visual e sonora traduz a essência da Universitária, adaptando nossa comunicação ao modo como produzimos e consumimos conteúdo em áudio atualmente. Ela nasce de transformações que já vinham acontecendo internamente, na programação e na forma como a rádio se conecta aos ouvintes.”

Igor Vieira, publicitário da Universitária FM

Com a atualização, a Universitária FM celebra seu aniversário reafirmando seu papel como ponte entre a universidade e a sociedade, combinando tradição e inovação para seguir fazendo da comunicação pública um espaço de pluralidade, cultura e conhecimento.

Imagem: Caio Castelo, Lorena Nunes e Mateus Fazeno Rock (Arte: Henrique Peixoto, sobre fotos de Clara Hellary, Camila de Almeida e Jorge Silvestre)

LEIA +

+RECENTES