Fortaleza recebe, pela segunda vez, o projeto “LÊ PRA MIM?”, iniciativa que há 15 anos promove encontros literários com crianças de escolas públicas em todo o Brasil. A nova edição acontece entre os dias 2 e 6 de dezembro, na CAIXA Cultural Fortaleza, e contará com a participação de nomes conhecidos como os atores Dadá Coelho e Tadeu Mello, a jornalista Taís Lopes (TV Verdes Mares) e a vencedora do BBB25, Renata Saldanha.
O objetivo é fomentar o hábito da leitura desde a infância, estimulando o imaginário e o interesse pela literatura por meio de sessões em que artistas leem livros infantis brasileiros para crianças de 4 a 10 anos.
Além dos nomes já citados, outros artistas e personalidades confirmaram presença, como Edmilson Filho (ator do seriado Cine Hollywood), o músico Waldonys, o escritor Luciano Lopes, o apresentador Ciro Santos, o ator Denis Lacerda (criador da personagem Deydianne Piaf), e o curador da Bienal do Livro do Ceará, Talles Azigon.
Criado em 2010 pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, o “LÊ PRA MIM?” já realizou 44 edições em 24 cidades brasileiras, beneficiando mais de 42 mil crianças e distribuindo 40 mil livros.
Durante a pandemia, o projeto expandiu para o ambiente digital, alcançando mais de um milhão de visualizações com leituras online. Ao longo de sua trajetória, já contou com a participação de mais de 750 artistas e personalidades nacionais, incluindo Juliana Paes, Fátima Bernardes, Reynaldo Gianecchini, Susana Vieira, Marisa Orth, Fafá de Belém e muitos outros.
“Essas oficinas complementam os encontros literários e ajudam a multiplicar o impacto da leitura no cotidiano das crianças”.
Sônia de Paula, atriz, idealizadora do projeto

Dinâmica dos encontros
- Cada sessão tem duração aproximada de 45 minutos.
- São lidos dois livros infantis por artistas convidados.
- Além da leitura, os participantes compartilham suas histórias e trajetórias de vida, criando um ambiente inspirador.
- Ao final, cada criança recebe um livro infantil para levar para casa, incentivando a continuidade do hábito da leitura.
- Para garantir acessibilidade, todas as sessões terão intérprete de Libras.
+ O projeto também oferece: capacitação online gratuita para professores, com técnicas de “Pós-Leitura” aplicáveis em sala de aula e a Oficina online “Como ler para crianças”, voltada para responsáveis, professores e voluntários, incentivando a prática da leitura dentro e fora da escola. Mais informações: https://www.instagram.com/projetolepramim


