O curta-metragem Chá de Calcinha, com roteiro e direção de Priscila Nascimento, está com inscrições abertas para atrizes — com ou sem experiência — que desejem integrar o elenco da produção. As filmagens estão previstas para abril de 2026, em Recife (PE), e o processo seletivo segue até o dia 20 de dezembro de 2025.
A chamada é voltada exclusivamente para mulheres negras cis e trans, de pele retinta, com aparência acima dos 50 anos. A proposta do projeto é ampliar a representatividade de corpos e vivências negras maduras no audiovisual brasileiro, especialmente em narrativas de gênero como o suspense.
A seleção
Para participar, as interessadas devem preencher um formulário online, incluindo link com fotos, vídeo de apresentação (de 1 a 3 minutos) e, se desejarem, portfólio. A produção entrará em contato com as selecionadas até o dia 20 de janeiro de 2026. Todas as participantes escolhidas receberão cachê pelo trabalho prestado.
Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6mr-CR4jelxbzqEQVQJxhfj9AaqlYpRX46hIuL3xt0WQ6SQ/viewform
Sobre o filme
Ambientado na periferia do Recife, Chá de Calcinha é um suspense psicológico que parte de um apagão para mergulhar nos medos mais íntimos de suas personagens. A logline antecipa o clima da trama:
“Presas durante um apagão, três mulheres descobrem que o pior blackout é aquele que ilumina os próprios medos.”

A diretora
Priscila Nascimento é realizadora audiovisual formada pela UFPE e tem se destacado no circuito de festivais nacionais e internacionais. Dirigiu os curtas Noite Fria, Fim de um Mundo, Notícias de São Paulo e Sonho em Ruínas — este último premiado no CinePE 2025 e no Gjon Mili International Video Art Festival.
Como roteirista, venceu o prêmio de Melhor Curta Latino-Americano no FICValdivia 2024 com Meu Amigo Pedro Mixtape e participou de diversos laboratórios de desenvolvimento de projetos, como Curta Cinema, Marte Lab e Nossas Narrativas. Também atuou na área de som em produções como O Dia que Te Conheci (André Novais Oliveira), Incompatível com a Vida (Eliza Capai) e Mar de Dentro (Lia Letícia).
Chá de Calcinha é semifinalista de roteiro no Lobas Festival e marca mais um passo da diretora na construção de narrativas que colocam mulheres negras no centro da ação — com complexidade, protagonismo e potência.


