Um levantamento realizado pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, revela que os brasileiros consideram o setor privado ainda distante do protagonismo esperado na agenda ambiental. A maioria dos entrevistados (37%) afirma que as empresas praticaram apenas ações básicas ou pontuais de sustentabilidade em 2025, enquanto 36% avaliam que o engajamento corporativo foi insuficiente.
Segundo o estudo, 18% acreditam que o discurso sustentável pesa mais do que as ações reais, 13% não perceberam nenhuma iniciativa relevante ao longo do ano e 6% afirmam que as empresas foram menos engajadas em 2025 do que em anos anteriores.
Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções
“A sustentabilidade precisa deixar de ser uma pauta de marketing e se consolidar como estratégia real. São as ações diárias que fazem diferença, com mudanças que façam parte de toda a cadeia de produção das empresas”.
O levantamento também aponta que 8 em cada 10 brasileiros desejam adotar hábitos mais sustentáveis em 2026, mas reconhecem que a transformação depende não apenas dos indivíduos, como também das empresas, que precisam tornar práticas sustentáveis mais acessíveis, estruturadas e contínuas.
+ Foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados, homens e mulheres a partir dos 18 anos, de diferentes classes sociais. A coleta foi realizada online em 04 de novembro de 2025. Saiba mais em: https://descarbonizesolucoes.com.br/


