Brasileiros avaliam empresas como pouco comprometidas com a sustentabilidade em 2025

Um levantamento realizado pela Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, revela que os brasileiros consideram o setor privado ainda distante do protagonismo esperado na agenda ambiental. A maioria dos entrevistados (37%) afirma que as empresas praticaram apenas ações básicas ou pontuais de sustentabilidade em 2025, enquanto 36% avaliam que o engajamento corporativo foi insuficiente.

Segundo o estudo, 18% acreditam que o discurso sustentável pesa mais do que as ações reais, 13% não perceberam nenhuma iniciativa relevante ao longo do ano e 6% afirmam que as empresas foram menos engajadas em 2025 do que em anos anteriores.


“A sustentabilidade precisa deixar de ser uma pauta de marketing e se consolidar como estratégia real. São as ações diárias que fazem diferença, com mudanças que façam parte de toda a cadeia de produção das empresas”.

Patrick von Schaaffhausen, CEO da Descarbonize Soluções


O levantamento também aponta que 8 em cada 10 brasileiros desejam adotar hábitos mais sustentáveis em 2026, mas reconhecem que a transformação depende não apenas dos indivíduos, como também das empresas, que precisam tornar práticas sustentáveis mais acessíveis, estruturadas e contínuas.

+ Foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados, homens e mulheres a partir dos 18 anos, de diferentes classes sociais. A coleta foi realizada online em 04 de novembro de 2025. Saiba mais em: https://descarbonizesolucoes.com.br/

LEIA +

+RECENTES