Brasileiros disputam Mundial de Aeropress em Seul

O Brasil está representado no Campeonato Mundial de Aeropress 2025, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro na capital sul-coreana. O barista Caio Lucena, da Revo Manufactory em Santos (SP), campeão da edição comemorativa dos 10 anos do Campeonato Brasileiro de Aeropress, lidera o Time Brasil na competição que reúne participantes de mais de 70 países.

Além de Caio, o Brasil conta com Mayonn del Sant, campeão da edição especial “Campeão dos Campeões” realizada em setembro no Espírito Santo, que acompanha o time como suporte técnico e parceiro de treinos. A equipe é completada por Mariana Proença, jornalista e especialista em café, responsável pela organização do campeonato nacional e articuladora da presença brasileira no mundial.

Mayonn Del Sant
Mayonn Del Sant

+ A Aeropress é um método de preparo criado em 2005 pelo engenheiro norte-americano Alan Adler, também inventor do brinquedo “Anel Voador, Aerobie”. O equipamento utiliza pressão de ar para extrair o café, resultando numa bebida encorpada e intensa. Prático e portátil, tornou-se popular entre baristas e amantes de cafés especiais no mundo todo.

O campeonato tem formato dinâmico: em cada rodada, três competidores têm apenas cinco minutos para preparar e servir seus cafés. Os juízes provam às cegas e escolhem a melhor bebida, sem saber quem a preparou. A receita vencedora avança até a final.

“O Mundial é uma oportunidade de integração entre culturas e de mostrar o potencial do Brasil no setor de cafés especiais”

Mariana Proença
Caio Lucena e Mariana Proença
Caio Lucena e Mariana Proença

O Time Brasil tem apoio de marcas nacionais que acreditam na força do café como identidade cultural: Coopervass, Sabino Torrefação, Del Sant Coffee, Rei do Café, Coffees, Flavors e Café Logo Existo.

LEIA +

+RECENTES