Mais de 500 professores de doze municípios cearenses participam de formação em sustentabilidade

Mais de 500 professores, coordenadores e técnicos de educação de 12 municípios do Ceará participaram de formações sobre sustentabilidade, voltadas a fortalecer o trabalho do tema com estudantes do Ensino Fundamental. A iniciativa é promovida pelos consórcios públicos de manejo de resíduos sólidos da Região Metropolitana B e de Crateús 2, com apoio das prefeituras e do Grupo Eureka.

As formações ocorreram na primeira semana de agosto, reunindo educadores de Novo Oriente, Ararendá, Independência, Ipaporanga e Crateús, municípios que integram o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos Crateús 2. Anteriormente, no fim de junho, a capacitação foi realizada em Itaitinga, Guaiúba, Ocara, Pacajus, Chorozinho, Maranguape e Horizonte, ligados ao Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B (CPMRS-RMB).

Os professores exploraram e debateram temas como a coleta seletiva, a reciclagem, os impactos do plástico no meio ambiente e os 8Rs da sustentabilidade. Os conteúdos foram discutidos de maneira reflexiva e prática, com foco em apoiar e fortalecer as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula, contribuindo para a construção de ações conscientes e transformadoras. 

A proposta de tratar temas relacionados à sustentabilidade em sala de aula é uma parceria dos consórcios com as prefeituras municipais, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do livro físico, os participantes puderam conhecer e navegar pela plataforma Eureka Digital, explorando as potencialidades dos diversos conteúdos digitais.

Em um ano em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, a principal conferência climática da ONU, a inserção da sustentabilidade no ambiente escolar ganha ainda mais urgência e relevância.

“Formar uma consciência ambiental desde os primeiros anos escolares é essencial para enfrentar os desafios globais e locais impostos pelas mudanças climáticas. A missão do projeto é justamente transformar a forma como alunos e suas famílias compreendem e se relacionam com o meio ambiente”,

Elano Damasceno, presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Ceará (AGACE), que representa os consórcios públicos cearenses e superintendente do Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B (CPMRS – RMB). 

Solução Educacional

A coleção Sustentabilidade, desenvolvida pelo Grupo Eureka, é uma das soluções educacionais voltadas para a educação básica, com foco na formação ambiental desde os primeiros anos escolares. Em 2024, os municípios cearenses integrantes do CPMRS-RMB adotaram o volume 3 da coleção, destinado aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Neste novo ciclo, os municípios passaram a utilizar também o volume 2, voltado para estudantes do 1º e 2º ano.

eureka

Os livros já foram entregues para os estudantes e professores dos municípios participantes. A comunidade escolar conta com o suporte da Eureka Digital, uma plataforma educacional que funciona como extensão do material impresso. Nela, professores e alunos têm acesso a conteúdos multimídia complementares, como áudios, videoaulas, livros em PDF e uma série de vídeos de animação intitulados “Capitã Reciclagem”, na qual uma super-heroína ensina a importância da reciclagem para as crianças.

“Trata-se de uma ação estratégica que reconhece o papel fundamental da escola na formação de uma consciência ambiental. Ao incluir a sustentabilidade na rotina pedagógica, o consórcio contribui para preparar as novas gerações para os desafios climáticos e socioambientais do presente e do futuro.”

Marco Saliba, diretor executivo do Grupo Eureka

LEIA +

+RECENTES